Nesse sentido, com base nas informações acima que indicam a relevância da rede de atenção e apoio à pessoa idosa composta pelas diversas áreas, propomos a seguir um exercício sobre o envelhecimento no Brasil.
O caminho para a realização desta atividade deve partir de referências conceituais sobre o envelhecimento e embasar-se nos instrumentos de defesa dos direitos da pessoa idosa.
Formule a resposta para os seguintes passos:
Passo 1 – Exponha a classificação etária da Organização Mundial da Saúde para as fases do envelhecimento e apresente como o autor Ricardo Fraiman (1995) e a autora Jussara Maria Carvalho Bacelar (1999) o conceituam.
Passo 2 – Apresente o que preconiza a Política Nacional da Pessoa Idosa (PNPI) sobre rede de atenção à pessoa idosa.
Passo 3 – Descreva sucintamente quais direitos estão previstos no Estatuto da Pessoa Idosa.
Passo 4 – Realize uma pesquisa que indique num pequeno território (um bairro) os serviços existentes de atendimento à pessoa idosa, descrevendo: (i) Política Pública ou Organização Social; (ii) tipo de atendimento oferecido; (iii) número de pessoas atendidas por serviço; e (iv) qual a articulação desse serviço com a rede de atendimento do respectivo território. Elaborado um pequeno quadro composto dos dados pesquisados, finalize a atividade com uma conclusão reflexiva que pontue a efetividade, “a prioridade” e a abrangência do atendimento do público idoso no seu território.