ATIVIDADE 1 - COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS - 52_2025

 

O ato de ensinar como via para o desenvolvimento de competências socioemocionais segundo a BNCC

Ensinar vai além da transmissão de conteúdos: trata-se de criar condições para o desenvolvimento humano em sua integralidade. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece esse papel ao incorporar as competências socioemocionais como parte essencial da formação dos estudantes. Tais competências envolvem aspectos como autoconhecimento, empatia, colaboração, pensamento crítico e responsabilidade. Como destaca Perrenoud (2000), não basta conhecer – é necessário mobilizar o conhecimento de forma contextualizada. A BNCC prevê que as práticas pedagógicas contemplem a formação ética, emocional e relacional dos alunos, ressaltando o protagonismo estudantil, a aprendizagem ativa e a capacidade de agir com empatia e equilíbrio diante dos desafios contemporâneos. Assim, o ato de ensinar deve ser intencional e voltado ao desenvolvimento pleno de sujeitos capazes de aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser — como propõem os quatro pilares da educação apresentados no material didático da disciplina.

Fonte: autoria própria.