MAPA - TEOL - EDUCAÇÃO CRISTÃ E ENSINO RELIGIOSO - 52_2025
MAPA
Essa atividade está dividida em 2 etapas: Elaboração do plano de aula e Gravação de Videoaula. CONSIDERE A SEGUINTE SITUAÇÃO HIPOTÉTICA:
No exercício de sua prática docente como professor de Ensino Religioso em uma instituição pública de ensino, você recebe a tarefa de elaborar um plano de aula sobre o tema Budismo, a ser ministrado em um intervalo de 15 a 20 minutos. A proposta deve ser desenvolvida à luz dos princípios que regem a laicidade do Estado e da promoção do pluralismo religioso, conforme orientações legais e pedagógicas do Ensino Religioso no Brasil. Com base em uma postura ética, crítica e comprometida com o respeito à diversidade, espera-se que a aula seja planejada de forma didática, informativa e envolvente, de modo a possibilitar aos(às) estudantes o conhecimento e a valorização desta tradição religiosa no contexto da formação cidadã e cultural.
SEU PLANO DE AULA DEVE CONTER:
1- TEMA (máximo 2 frases interconectadas);
2- OBJETIVOS (em tópicos);
3- CONTEÚDO (em parágrafos sintetizando os objetivos);
4- DURAÇÃO (tempo proposto, considere o enunciado);
5- RECURSOS DIDÁTICOS (que textos, ferramentas, recursos, serão utilizados?);
6- METODOLOGIA (considere o formato da aula, remota ou presencial? ver contexto);
7- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Escrever conforme os padrões da norma ABNT 6023, 2024).
DEFINIÇÃO E EXPLICAÇÃO DE CADA ITEM:
TEMA: O tema é o foco central da aula. Ele orienta o desenvolvimento do plano de aula e define os objetivos a serem alcançados.
OBJETIVOS: Os objetivos estabelecem as metas específicas que os alunos devem alcançar ao final da aula. Utilizar verbos no infinitivo.
CONTEÚDO: O conteúdo é o material e os conceitos que serão abordados durante a aula, incluindo introdução, desenvolvimento e aplicação prática da temática: Budismo.
DURAÇÃO: A duração indica o tempo estimado para a realização da aula, garantindo que todos os tópicos sejam abordados de forma adequada.
RECURSOS DIDÁTICOS: Os recursos didáticos são os materiais e ferramentas utilizadas para facilitar o processo de aprendizagem, como textos bíblicos, slides, quadro ou flipchart, e ferramentas de videoconferência.
METODOLOGIA: A metodologia descreve a abordagem pedagógica utilizada na condução da aula, incluindo exposição dialogada, trabalho em grupos, discussões e atividades práticas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: As referências bibliográficas fornecem suporte teórico ao conteúdo da aula, indicando fontes confiáveis para aprofundamento do tema pelos alunos.
Obs.: "após elaborar o plano de aula, você deverá gravar uma videoaula colocando em prática o plano elaborado".