Etapa 1 – Análise do Problema:

- Ler o material didático e refletir sobre a necessidade contemporânea de materiais didáticos digitais e/ou materiais físicos manipuláveis.

- Identificar um objeto de conhecimento e uma habilidade da Matemática (BNCC) que careça de recursos digitais/físicos eficazes.

 

Etapa 2 – Desenvolvimento de Solução:

- Escolher uma plataforma ou ferramenta digital (por exemplo: Scratch, Wordwall, PhET ou kahoot) ou material físico manipulável para criar um recurso educacional digital/físico (jogos, blocos lógicos, sólidos geométricos, simulação, aplicativo, animação, mapa interativo etc.) que promova a aprendizagem ativa de um conteúdo matemático.

 

Etapa 3 – Elaborar um Plano de Aula que contemple:

- Segmento e série/ano de escolarização.

- Objeto de conhecimento escolhido (segundo a BNCC).

- Habilidade escolhida (segundo a BNCC).

- Objetivo(s) de aprendizagem.

- Estratégias de ensino/aprendizagem (indicando a intencionalidade pedagógica do recurso criado).

- Evidência(s) de aprendizagem esperada(s).

- Descrição de como o recurso digital/físico será utilizado.

 

Etapa 4 – Redigir um texto dissertativo de 20 a 30 linhas respondendo, de maneira integrada (sem tópicos), às seguintes questões:

- Como a criação do recurso proposto resolve o problema apresentado?

- De que forma o recurso promove a aprendizagem ativa e significativa?

- Quais foram os principais desafios encontrados no desenvolvimento do recurso?

- Como garantir que a tecnologia/material físico empregada(o) não seja um fim em si mesma, mas um meio de potencializar a aprendizagem?

- Que habilidades docentes você acredita ter desenvolvido ao realizar essa atividade?