QUESTÃO 3
"Atualmente, o Brasil passa por um processo de transição demográfica e epidemiológica, impulsionado pelo crescimento da população idosa em relação às demais faixas etárias. Esse fenômeno resulta no envelhecimento populacional e, consequentemente, está associado a uma maior prevalência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), em detrimento das doenças agudas".
Sobre as DCNT, responda às questões:
a) O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) 2011-2022 foi elaborado considerando a dimensão das doenças crônicas não transmissíveis no território brasileiro. INDIQUE os principais grupos de DCNT que fazem parte desse plano.
b) ENUMERE os fatores de risco modificáveis e comuns às DCNT.
QUESTÃO 4
O termo “envelhecimento ativo” passou a ser utilizado no final dos anos 1990 para expandir a compreensão sobre os fatores que afetam o envelhecimento para além da saúde. A partir dessa perspectiva, as políticas públicas passaram a incluir ações voltadas para a alimentação saudável, prática de atividade física, combate às situações de violência familiar e urbana, redução do consumo de tabaco e álcool, entre outras estratégias. Em outubro de 2006, foi aprovada a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI). APRESENTE a finalidade principal dessa política.