2. Estela (4 meses de vida) estava deitada na cama e sua mãe estava trocando sua fralda, quando o vento bateu com força a porta do quarto fazendo um barulho alto. Estela abriu os braços e mãos rapidamente, esticou as pernas e chorou; em seguida, encolheu braços e pernas. Essa reação da criança refere-se a um reflexo primitivo. Explique qual reflexo foi desencadeado nesta situação, justificando a importância dos reflexos para o desenvolvimento da criança.

3. As irmãs Júlia e Ágata estavam brincando, quando a energia da casa acabou. Resolveram, então, brincar de “gato mia” no escuro (uma das crianças procura e a outra faz som de miado para que a primeira consiga localizá-la). Andaram pela casa sem cair ou trombar nos objetos e móveis. Esta situação nos remete a uma das noções essenciais para a formação do esquema corporal. Identifique qual delas e justifique a sua resposta teoricamente.

4. A professora Lia recebeu uma aluna nova na sala e perguntou: “Quem é você”? A aluna respondeu: “Eu sou a Manuela, a cópia da minha mãe - amorosa e brava ao mesmo tempo”. Diante desta situação, a definição da criança sobre si mesma está amparada em seu esquema corporal ou na imagem corporal? Justifique a sua resposta.