MAPA - MKT - GESTÃO DE PREÇOS - 52_2025

Olá, acadêmico de Marketing!

A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem.

Você sabe como encontrar a quantidade, em unidades, que uma empresa precisa vender em determinado período, para cobrir os custos e despesas?

Conhecer a estrutura de custos da empresa, a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio são fundamentais para definir as estratégias organizacionais. Saber a quantidade mínima de venda ou de prestação de serviço é importante para encontrar o ponto de equilíbrio da empresa e, a partir disso, definir as metas de venda e até mesmo promoções.

Margem de contribuição é o valor que cada unidade efetivamente traz à empresa de sobra entre sua receita e o custo que de fato provocou, ou seja, o valor que sobra após a dedução dos custos e despesas variáveis, para cobrir (pagar) os custos e despesas fixas (e ter lucro). A Margem de Contribuição pode ser unitário ou total.

O Ponto de Equilíbrio Contábil ocorre quando as Receitas menos Custos e Despesas Totais dão resultado nulo, ou seja, é a quantidade que a empresa precisa vender, para não ter nem lucro e nem prejuízo.