Parte 3: Proposta de Aplicação + Reflexão Final (20 a 30 linhas)
Após concluir as partes anteriores, você deverá escrever um texto reflexivo dissertativo (não em tópicos), com mínimo de 20 e máximo de 30 linhas, em que apresentará:
- Uma proposta concreta de uso pedagógico de um dos marcos históricos escolhidos, voltada para o Ensino Fundamental II ou para o Ensino Médio.
- Descreva qual seria o objetivo da aula.
- Explique que tipo de atividade didática será realizada (exemplos: roda de conversa, linha do tempo física, cartaz temático, reconstrução de um problema histórico, entre outros).
Apresente o que você espera que os alunos aprendam com essa proposta.
Em seguida, no mesmo texto, inclua sua reflexão pessoal, respondendo às perguntas a seguir em formato de texto corrido:
- O que mais chamou sua atenção na trajetória histórica da Matemática?
- De que forma a História da Matemática pode tornar as aulas mais interessantes e humanas?
- O que essa atividade trouxe para sua formação como futuro professor?
Essa parte é essencial para demonstrar autoria, criticidade e envolvimento com a disciplina. Aproveite para refletir não apenas como aluno, mas como educador em formação, que precisa aprender a transformar conteúdos históricos em experiências significativas para os estudantes da educação básica.