MAPA - BEDU - MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 53_2025

 

Entre os campos de estudo da cineantropometria, a antropometria se destaca por fornecer informações relativas à análise das características morfológicas de um indivíduo, como a forma, a proporcionalidade e a composição corporal. Considerando que a antropometria envolve um conjunto de procedimentos destinados à mensuração do corpo humano, sua aplicação é amplamente difundida na área da Educação Física, sendo frequentemente incorporada às rotinas de avaliação física.

 

A antropometria corresponde a uma importante ferramenta para o acompanhamento de aspectos relacionados tanto da saúde, quanto da performance esportiva. Nesse sentido, ela é uma grande aliada da área da educação física para o monitoramento dos indivíduos. Sendo assim, nesta atividade MAPA, testaremos seus conhecimentos na prática em 3 etapas que ilustram a sequência lógica de uma avaliação física. Estas etapas estão descritas no MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

Sendo assim, siga as orientações abaixo.

 

Orientações para a realização da atividade

- Faça o download do arquivo MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, que se encontra no Material da Disciplina;

- Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade;

- Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio.

- Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto (poderá ser entregue o arquivo em formato Word ou PDF).

 

Orientações gerais

 - Muito importante! Você deverá entregar essa atividade, apenas, por meio do MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

- Cópias parcial ou total serão zeradas.

- Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta algum desconto na nota.

 

*Todas as informações e perguntas abaixo estão descritas e organizadas no MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

 

# FICHA DE AVALIAÇÃO

Data da avaliação: 21/07/2025

Avaliado(a): Larissa

Sexo: feminino

Data de nascimento: 11/09/1994

Massa Corporal: 57,4kg

Estatura: 1,65m

Circunferência da Cintura: 65cm

Dobras cutâneas

 

1° medida

2° medida

3° medida

Dobra cutânea do Peitoral:

13,1 mm

12,9 mm

13,3 mm

Dobra cutânea do Abdômen:

21,0 mm

20,8 mm

21,2 mm

Dobra cutânea do Tríceps:

15,5 mm

15,7 mm

15,9 mm

Dobra cutânea da Coxa:

20,1 mm

20,3 mm

20,5 mm

Dobra cutânea da Suprailíaca:

19,5 mm

19,1 mm

19,3 mm

Dobra cutânea da Axilar média:

11,3 mm

10,9 mm

11,1 mm

Dobra cutânea da Subescapular:

19,1 mm

18,7 mm

18,9 mm

 

ETAPA 1 – PROTOCOLO E PROCEDIMENTO DE COLETA DAS MEDIDAS

Quando vamos aplicar um teste devemos verificar, primeiramente, para qual população ele foi desenvolvido, e na sequência, respeitar e seguir as orientações dos protocolos, para que as medidas/resultados, forneçam informações confiáveis.

 

Nesse contexto, responda às questões que seguem abaixo:

1) Para a condução das medidas antropométricas é importante que o avaliado esteja apropriadamente vestido. Segundo o material da disciplina, quais são as recomendações de vestimenta para uma avaliação?

2) Segundo o material da disciplina, quais as orientações para realizar a medida da massa corporal?

3) Conforme o material da disciplina, quais as orientações para realizar a medida da estatura?

4) Conforme consta no material da disciplina, quais são as duas formas de se realizar a medida da circunferência da cintura?

5) A figura 1, logo abaixo, ilustra a localização de alguns dos pontos anatômicos para a mensuração das dobras cutâneas.

 

​Figura 1 – Pontos anatômicos para a mensuração das dobras cutâneas.

Fonte: o Professor.

 

Considerando essa figura, de acordo com a identificação da localização, preencha o quadro a seguir com o nome da dobra cutânea.

Identificação da localização

Nome da dobra cutânea

1

 

2

 

3

 

4

 

5

 

6

 

7

 

 

6) De acordo com o material da disciplina, para a correta obtenção da medida das dobras cutâneas, é necessário seguir algumas normas. De acordo com o material, quais são essas normas?

7) Ainda sobre importância de seguir as orientações dos protocolos, é constatado que as informações coletadas em uma avaliação estão suscetíveis a incoerências decorrentes de erros conhecidos como “Erro de Medida”. Nesse sentido, quais são as quatro subdivisões do erro de medida apresentadas no material da disciplina? Explique e exemplifique cada uma delas.

 

ETAPA 2 – ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO CORPORAL

Considerando as informações das fichas de avaliação, nessa etapa você irá estimar o percentual de gordura corporal, a massa gorda e a massa isenta de gordura da Larissa. Atenção, para realizar essas estimativas, você deverá consultar o livro da disciplina.

Para responder essa atividade, preencha os campos abaixo com as informações solicitadas.

 

1) Cálculo completo e o resultado da densidade corporal da Larissa. Utilize a fórmula de sete dobras de Jackson, Pollock e Ward (1980).

2) Cálculo completo e o resultado do percentual de gordura corporal da Larissa. Utilize a fórmula de Siri (1961).

3) Cálculo completo e o resultado da massa gorda e massa isenta de gordura da Larissa.

 

ETAPA 3 – DIAGNÓSTICO DA AVALIAÇÃO

A partir das informações das fichas de avaliação, nessa etapa você irá fazer algumas análises e inferências relacionadas a aspectos da saúde da Larissa.

Para responder essa atividade, preencha os campos abaixo com as informações solicitadas.

 

1) Resultado e diagnóstico do IMC da Larissa.

2) Considere a medida da circunferência de cintura da Larissa. De acordo com as informações do livro da disciplina, ela está exposta a maiores riscos à saúde? Por quê?

3) Considere o percentual de gordura corporal da Larissa. De acordo a proposta de Heyward e Stolarczyk (2000), apresentada no livro da disciplina, como está classificado o percentual de gordura dela?