Diante desse cenário, a partir do levantamento das necessidades reais da população, foram criadas diversas políticas públicas de saúde para minimizar ou resolver problemas sociais. Essas políticas devem estruturar planos de ação específicos, organizando as intervenções de acordo com o público-alvo, como saúde da mulher, saúde da criança e do adolescente, saúde do adulto e do idoso, populações vulneráveis e saúde mental, entre outras.

DESENVOLVENDO O TRABALHO

QUESTÃO 1
Em 2004, foi elaborada a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM), com o objetivo de atender às necessidades reais das mulheres brasileiras e, assim, reduzir índices de morbidade e mortalidade por causas evitáveis. Apresente 10 ações estratégicas da PNAISM que contribuem para essa redução.

QUESTÃO 2
Percebe-se que, ao longo da história, as políticas públicas de saúde voltadas à criança foram se transformando, adequando-se tanto ao papel social exercido pela infância quanto ao perfil epidemiológico e às demandas de saúde de cada época. Devido ao número significativo de nascimentos prematuros e bebês com baixo peso, em 2000, o Ministério da Saúde lançou o Método Mãe Canguru – Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Baixo Peso. EVIDENCIE a vantagem do uso desse método​.