Conforme vimos na citação de Hernández (2000), o ensino por meio de projetos possibilita que os conteúdos escolares sejam ressignificados, visto que, a partir de um bom projeto, o professor pode demonstrar aos estudantes como os saberes escolares têm impacto na vida prática, demonstrando, ainda, a conexão existente entre as diversas áreas das ciências. No caso do ensino de literatura, há sempre a possibilidade de estabelecer pontos com os mais variados campos do conhecimento e, sobretudo, é preciso privilegiar aos estudantes a reflexão sobre a própria condição humana, discutindo nossos conflitos, medos e anseios, algo primordial para a construção da identidade do aluno. Você já deve estar inteirado(a) acerca das mudanças do Novo Ensino Médio e viu que houve a redução da presença de diversas disciplinas e áreas do conhecimento. Dentre elas, o ensino de literatura acabou também pré indicado nisto que a área de linhagens terá um foco cada vez mais tecnicista. Desse modo, será essencial que os docentes da área de linguagens usem a criatividade e façam esforços para que o estudo do texto literário seja contemplado no ambiente escolar.

Uma das formas de suprir essa necessidade é a aplicação de projetos de ensino voltados para o estudo da literatura, os quais devem ser atrativos, envolvendo as múltiplas faces do texto literário visando à promoção de uma formação crítica, reflexiva e humanizadora, relacionando aquilo que é explorado rado pelos artistas em seus poemas, romances, contos, crônicas, dentre outros gêneros literários, a questões práticas da vida dos estudantes.