ATIVIDADE 1 - PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS - 53_2025

 

Vivemos em uma sociedade marcada pela busca constante por bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida. As Práticas Corporais Alternativas surgem como uma proposta que amplia essa visão da prática convencional, integrando corpo, mente e emoções. Fundamentadas em saberes milenares, especialmente de matrizes orientais, essas práticas ressignificam a relação com o próprio corpo, promovem o autoconhecimento, a autorregulação e a construção de um estado mais integral de saúde.

No cenário atual, marcado por estresse, adoecimento mental, sedentarismo e desconexão consigo e com o meio, a Educação Física amplia seu campo de atuação, incorporando saberes das Práticas Corporais alternativas e proporcionando vivências que dialogam tanto com as necessidades individuais quanto com a promoção do bem-estar coletivo.


​LOPES, Érica Fernanda. Práticas Corporais Alternativas. Maringá: Unicesumar, 2019.


Com base no texto e nos conhecimentos adquiridos sobre Práticas Corporais Alternativas, discorra sobre como a integração dessas práticas amplia a atuação da Educação Física no cenário atual. Em sua resposta, destaque:


1. Os princípios que fundamentam as Práticas Corporais Alternativas.


2. As diferenças conceituais em relação às práticas convencionais.


3. Os impactos dessas práticas na promoção da saúde, do bem-estar e na formação integral do indivíduo, considerando também o entrelaçamento entre cultura oriental e ocidental.