Agora, com base nessas premissas, você será desafiado a elaborar um projeto de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para crianças em idade escolar em uma comunidade que enfrenta dificuldades na adoção de hábitos alimentares saudáveis.

A Escola Municipal "Sementes do Amanhã" atende cerca de 250 crianças com idades entre 2 e 7 anos. Embora a escola ofereça merenda escolar baseada em diretrizes nutricionais, muitos alunos chegam à escola tendo consumido alimentos ultraprocessados no café da manhã, como salgadinhos, biscoitos recheados e bebidas açucaradas.

Os professores relatam que muitas crianças rejeitam frutas e verduras, e algumas afirmam que nunca experimentaram determinados alimentos naturais. Além disso, a publicidade de alimentos industrializados, aliada à falta de informação das famílias, tem um grande impacto sobre suas escolhas alimentares.

Diante desse cenário, você, como nutricionista contratado pela Secretaria de Educação, foi desafiado a criar um Projeto de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) voltado para essas crianças, com metodologias adequadas à sua faixa etária.

Com base no conhecimento adquirido na disciplina, identifique as etapas e conceitos fundamentais para a elaboração de um plano de ação eficaz.

 

Com base no conhecimento e estudo adquirido no decorrer da disciplina de Educação Alimentar e Nutricional, você consegue identificar quais as etapas e conceitos que você precisa aprofundar para realizar esse trabalho?