Na Figura 2 temos um timer NE555 atuando como gerador de PWM.

 

1) (1,0 ponto). O estudante deverá montar o circuito e simulá-lo no ambiente LTSpice conforme apresentado e obter as formas de onda dos pontos identificados:

 - Pulso_de_trigger.

- MODULAÇÃO.

- V_C1.

- Vout.

Observação: o circuito montado pelo estudante deve ser anexado na resposta dessa questão.

 

2) O estudante deverá realizar o agendamento de prática no seu polo de apoio presencial e:

a) (0,5 ponto). Realizar o experimento utilizando a maleta de eletrônica analógica com os recursos disponíveis nela, podendo variar os valores de resistor e capacitor para valores próximos caso necessário, obtendo cada forma de onda de acordo com os itens da questão 1.

Para essa etapa da atividade, o estudante ou sua equipe formada por até cinco estudantes deverá realizar o experimento e registrá-lo por meio de foto digital (pode utilizar smartphone). A foto deverá ser anexada nesta questão. 

Observação: mesmo que a atividade seja realizada em equipe, cada estudante deverá entregar o seu próprio arquivo MAPA de forma individual.

Dicas:

- Para gerar os sinais, o estudante deve utilizar o gerador de funções AFG1022 com dois canais de saída, sendo um para a MODULAÇÃO e o outro para o Pulso_de_trigger.

- Utilizar o osciloscópio digital para capturar as formas de onda do circuito.

b) (1,0 ponto). Uma vez montado o circuito, o estudante deverá apresentar as formas de onda dos mesmos pontos da questão 1 (Pulso_de_trigger, MODULAÇÃO, V_C1 e Vout), só que agora a partir do circuito físico.

3. (1,0 ponto). O estudante deverá explicar o que significa cada sinal obtido na questão 2 e sua relação na PWM.